Projetos

Uma avaliação da transformação de uma paisagem urbana e sua influencia sobre o campo térmico :
Um estudo de caso em Viçosa-MG.

Descrição: O projeto de pesquisa busca contribuir para a discussão do clima urbano, propondo compreender a influência do sítio e da orientação das encostas, bem como a obstrução do céu, na dinâmica diária e sazonal do campo térmico na área urbana de Viçosa. Esta pesquisa pretende discutir o papel dos fatores geográficos e sua relação com a dinâmica atmosférica, na região da Zona da Mata Mineira. Dentre os objetivos e metas a serem alcançados esta a constatação da observação dos efeitos dos sítios sobre a dinâmica da espacialidade dos elementos do clima. Por conta disto, o presente projeto de pesquisa visa avaliar em cidades de pequeno porte a configuração do campo térmico e sua relação com o sítio sobre a qual se instala a mancha urbana do município de Viçosa. Objetivos Específicos. Inserido dentro da problemática do conforto térmico no meio urbano o presente estudo procurará concentrar-se em analisar a relação entre o uso da terra e os aspectos geoecológicos, enfatizando os atributos climáticos (térmico e hígrico) que possam contribuir para ampliar os conhecimentos sobre a climatologia urbana sobre o município de Viçosa. Para a obtenção de tais propósitos, realizaram-se estudos de casos, configurando-se para tais objetivos específicos, dentre os quais destacam-se: Elaborar um mapa de zonas climáticas urbanas. Correlacionar os aspectos geoecológicos do sítio e o uso da terra, associados às situações sinóticas sazonais dominantes nos dias dos experimentos de campo. v Avaliar o comportamento térmico de viçosa em diferentes situações sazonais e sinóticas. v Relacionar o Sky View Factor das áreas urbanas e naturais? com a perda e ganho de energia solar e sua correlação com a localização de maior intensidade de temperatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Utilização de policloreto de vinila (pvc) na construção de mini-abrigos meteorológicos portáteis para estudos em ambientes urbanos e rurais e em ecossistemas naturais

Descrição: Desenvolvimento de abrigos meteorológicos portáteis para o aprimoramento dos estudos climáticos em ambientes urbano e naturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

A importância do sítio no caráter climático nas cidades localizadas na Zona da Mata Mineira

Descrição: Em muitos estudos de climatologia, não há a observação do papel do sítio sobre a dinâmica de configuração do campo térmico. Por conta disto, o presente projeto de pesquisa visa avaliar em cidades de pequeno porte a configuração do campo térmico e sua relação com o sítio sobre a qual se instala a mancha urbana dos municípios compreendida no perfil Ubá-Ponte Nova. Quanto aos aspectos físicos e territoriais, os municípios, compreendidos na área de estudo se inserem na área do domínio morfoclimático de mar de morros. Esse domínio concede uma particularidade aos municípios da Zona da Mata Mineira de relevo dissecado e cidades que apresentam um clima tropical de altitude. A mancha urbana, por sua vez, depende, em grande parte, da sua situação topográfica, pois é evidente que, numa situação onde a cidade se encontra abrigada dos ventos, num vale, o clima de dentro e de fora apresentará naturalmente maiores diferenças do que se a cidade estivesse situada num planalto exposto ao vento ou localizada junto ao sopé de serras ou beira-mar, favorecendo determinadas características de seu clima.Com base na colocação de Geiger (1961), as áreas urbanas dos municípios de Ubá, Visconde do Rio Branco, São Geraldo, Coimbra, Viçosa, Teixeiras e Ponte Nova apresentariam uma alteração de seu clima inerente à condição do seu sítio convergente. Porém, com o crescimento de algumas destas manchas urbanas, principalmente, de Ubá, Viçosa e Ponte Nova, ao longo de vales, seu espraiamento pelas vertentes adjacentes associadas às modificações produzidas na paisagem pela urbanização, surge uma questão: a área urbana dos municípios compreendidos desenvolve a capacidade de gerar uma diferenciação entre o ambiente da cidade e o do seu entorno rural?.