Nova Edição da Revista Brasileira de Climatologia

O final do ano de 2015 e o inicio do ano de 2016 foi marcado por importantes acontecimentos do ponto de vista da climatologia. Neste período, que coincide com aquele no qual publicamos a RBClima-17 e este número 18, foram realizadas a COP-21 (Convenção das Partes – Câmara das Mudanças Climáticas da ONU – Paris / Dezembro de 2015) e a reunião dos países para a assinatura do Termo de Compromisso resultante da COP-21 (New York / Abril de 2016). Todos os 192 países presentes na reunião de Paris compareceram para a assinatura do documento, fato que evidencia a grande importância assumida pelo tema das mudanças climáticas globais na dimensão da política planetária de nossos dias em face dos cenários futuros. Os documentos científicos que embasaram os debates daquela Convenção são unanimes em anunciar uma elevação média das temperaturas da Troposfera terrestre entre 2°C e 4,5° para a segunda metade do século XXI, 2°C inferiores ao previsto nos documentos de 2007. Esta nova perspectiva de aquecimento médio planetário, ainda que em menor grandeza que a anterior, não revela redução ou arrefecimento dos impactos especulados do clima sobre as diferentes sociedades no futuro. Ainda que concebida com otimismo ela aponta desafios profundos no modo de produção e consumo da humanidade para o presente, de forma urgente, e também para o futuro imediato. Mesmo concebidos como seguros e confiáveis quanto às teorias, métodos e técnicas empregados nos estudos que lhes embasam, os documentos-base da conferencia também explicitam o caráter da incerteza nas avaliações, modelizações e cenários prospectados. Esta condição, que confere uma vez mais à ciência a condição de permanente questionamento como forma de avançar no conhecimento, evidencia a importância do desenvolvimento de estudos de toda ordem relacionados à atmosfera e aos climas do planeta.

Acesse a revista:  http://revistas.ufpr.br/revistaabclima/issue/view/2184