XIX ENG – João Pessoa-2018

A SL João Pessoa apresentou proposta de candidatura para sediar o XIX ENG na plenária final do XVIII ENG São Luis.

Na Plenária Final do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos em São Luis, no dia 30 de julho de 2016, a SL João Pessoa apresentou a proposta de candidatura para sediar o XIX ENG em 2018. A proposta, aprovada em assembléia da SL, foi apresentada e divulgada dias antes do XVIII ENG começar. O propósito da divulgação era de incentivar a formação de uma nova Diretoria Executiva Nacional, para assim evitar o que ocorreu na plenária final do VII CBG, que ao término da plenária não conseguiu formar uma DEN nem ter uma escola sede garantida. Foram precisos algumas Reuniões de Gestão Coletiva para forma uma nova DEN e garantir uma SL para sediar o XVIII ENG.

A proposta foi apresentada por parte da diretoria que estava presente no ENG, os membros leram a carta/proposta e fizeram uma fala explicando o contexto de formação da gestão e o surgimento da ideia de ser a próxima sede do ENG[1]. Houve uma boa recepção por parte dos sócios que estavam presentes na plenária e foi perceptível a animação de alguns com a candidatura. Como de praxe a plenária foi consultada e todos que estavam aptos a votar levantaram seus votos, oficializando a escolha da próxima escola sede. O objetivo foi alcançado, a SL JP saiu da plenária final com a aprovação dos sócios e compondo a nova DEN.

Todos entendemos que realizar um ENG não é fácil, pois o mesmo é um dos maiores encontros de categoria brasileiro, mas com muita garra a SL JP assumiu o desafio de promover não só o encontro mais a construção da AGB e da ciência geográfica brasileira. Espera-se que tal desafio seja capaz de contribuir com a formação de geógrafas e geógrafos mais comprometidos com o seu dever de transformar a sociedade.

Sendo assim, anunciamos aos nossos sócios e sócias que a partir de agora estamos em contagem regressiva para o XIX ENG em 2018 em João Pessoa/PB. Palavras como Inovação, Criatividade e Ousadia se farão presentes nas ações cotidianas até lá. Tudo com o objetivo de promover uma verdadeira ocupação agebeana no estado da Paraíba.

Esperamos contar com toda ajuda das seções locais para garantirmos um encontro comprometido com a sociedade, queremos agregar, construir laços e romper barreiras.

Avante!!

O trabalho apenas começou…